Clube Brasileiro dos Escritores

Tantos Motivos
(Moêma Sena Nuno de Souza)

Tantos Motivos, de Moêma Sena Nuno de Souza, é o volume 09 da coleção Pão&Poesia, criada pelo Clube Brasileiro dos Escritores Independentes e pela Superlivros Editora para a publicação de obras de autores nacionais.

O Livro



A autora nasceu em Salvador, Bahia, em 26 de janeiro de 1954. Quinta filha do Engenheiro Agrônomo Zinaldo Figueirôa de Sena e da Professora Maria das Dores Bahia de Sena. Infância e adolescência vividas no interior, recôncavo da Bahia, município de Cruz das Almas, campus pertencente à Escola de Agronomia da UFBA, hoje UFRB.

Na vasta biblioteca da casa onde residiam, conviviam em perfeita harmonia antologias de poetas e escritores em suas distintas épocas e gêneros. Alfabetizada pela mãe, assim como os irmãos, fez o curso primário nas Escolas Reunidas Joaquim Medeiros. Cursou ginásio também em escola pública, Colégio Estadual Alberto Torres. Infância farta de amigos e brincadeiras, ambiente de beleza incomparável, bosques repletos de fantasias, teatro, quermesses, jardins e pérgolas onde brotavam não só cachos de bougainvilles, mas a imaginação e o sonho nas noites de lua cheia, nova, crescente ou minguante; tudo era Motivo pra se inspirar sob o olhar de um belo arrebol quando a noite se despede. Em férias, na cidade de Salvador Bahia, onde a família costumava passar as férias, entre a primeira e segunda infância, rabiscou o que seria seu primeiro poeminha intitulado “Coqueiros da Boca do Rio”, no bairro de mesmo nome, por se encantar com um espécime de coqueiro que, sofrendo desgaste do tempo, deitara nas areias brancas e já arrastara as palhas ao chão quando empresta a comparação ao verso... Como passos de neném...

No colégio escrevia textos e promovia concursos literários. Em sala de aula, chegou a compartilhar entre lições, versos que falassem de amor, do poeta dos escravos e das paixões, Antônio Frederico de Castro Alves (1848-1872). É quando percebe a preferência pelo gênero lírico. Apaixonada por música, integrou um conjunto musical na escola. Foi morar em Salvador aos 18 anos onde encerrou o 2º grau com o curso de Administração na Fundação Visconde de Cayrú. Em 18 de dezembro de 1976 aos 22 anos de idade, casou-se com o empresário Almir Nuno de Souza Filho quando se tornaram sócios. Juntos têm dois casais de filhos Ana Carolina, Almir Neto, Adolpho Tito, Maria Gabriela e quase oito netos. Formada em Pedagogia pela Universidade Salvador – UNIFACS - atuou como proprietária de loja, professora e Coordenadora de escola. Quando do trágico acidente com o ídolo e piloto de automobilismo da fórmula 1 Ayrton Senna em 1994, retoma a sensibilidade poética participando de coletânea de poesias “Bahia Urgente, poetas emergentes” (1996) escrevendo um poema em sua homenagem. Publicou livro de poemas para crianças “Meu Primeiro Amor” (1997).

PRÉ LANÇAMENTO:

  • Este livro poderá ser adquirido diretamente com a AUTORA no dia do lançamento.
  • Para adquirir o livro IMPRESSO após o lançamento, CLIQUE AQUI.

Ficha Técnica:

Título: "Tantos Motivos"

Autor: Moêma Sena Nuno de Souza

Coleção: Pão&Poesia - Volume 09

Realização: Clube dos Escritores / Superlivros

Projeto Gráfico: Studio Physis

Lançamento: Julho de 2016

Formato: 14x21 cm.

Número de páginas: 72 pp.

Realização:

PUBLIQUE E VENDA SEU LIVRO PELO CLUBE BRASILEIRO DOS ESCRITORES INDEPENDENTES

Site CBE: www.clubedosescritores.com.br/site

Livraria CBE: www.superlivros.com.br 

Nossa Fanpage no Facebook:  Facebook